15 dezembro 2011

Seja diferente

“A originalidade faz com que o mundo mude, ou para o bem ou para o mal. É quase uma arte.
Nada como enxergar o mundo através de uma perspectiva diferente.”



Be true to yourself.
Falar em autenticidade é algo bem comum hoje em dia né? Porém, encontrá-la em um mundo que sempre nos fez acreditar que o diferente é errado ainda é algo raro. Você já nasce ouvindo que tem que se adequar aos padrões. E que padrões? Os que são impostos a você desde a antiguidade. Atualmente, e há muitos anos já, quem controla grande talvez até a maior parte desses padrões é o considerado “quarto poder”: a mídia . Você já percebeu que é só algo aparecer numa novela pra virar febre instantânea.  O engraçado da originalidade é que a maioria das pessoas não se importa em não ter, porque afinal, o certo é ser igual a todo mundo mesmo. Daí temos também aquelas pessoas que buscam ser originais copiando a originalidade dos outros (é o que mais se vê por aí), por exemplo: fulaninha da novela aparece usando um par de brincos de cursores de zíper -  “Ai que diferente, vou fazer um desse também”.

  A moda em si é algo bem controverso em relação a autenticidade: busca-se cada vez mais originalidade para que todos possam usar essa originalidade ao mesmo tempo, tornando-se assim o que? IGUAIS.
Quando você usava uma caveira no pescoço, na blusa, aos quatorze anos era chamado de ‘adorador de satan’, e hoje em dia como tornou-se moda, você vê caveiras e esqueletos estampando as mais diversas camisas de marcas e até cobertos de diamantes e pedrarias nas mais requisitadas joalherias. Está na moda ser revoltado. Está na moda ser cult. Está na moda ser politicamente ativo, ser vegetariano, fazer tatuagem, ser alternativo e ser ecologicamente sustentável.

Parece uma lavagem cerebral, que atenua cada vez mais o instinto de rebanho. Disse Nietzsche  “A moralidade é o instinto gregário no indivíduo”. Algo não é legal até que muitos comecem a faze-lo. E algo considerado errado feito por muitos torna-se certo? Agora entra aquela velha frase da sua mãe: “Se fulano se jogar da ponte você vai se jogar também?” Por que sua moral define que seria errado pular da ponte mesmo que cem pessoas pulassem juntas e não define que é errado comprar algo só porque todos estão comprando, ou acreditar em algo só porque falaram que é pra acreditar? De acordo com Nietzsche  não existem ações que possam ser consideradas realmente morais, porque na cultura ocidental o valor moral foi tradicionalmente definido segundo sua utilidade ou finalidade, em função da conservação da vida de uma determinada comunidade. E isso faz com que a moralidade tenha sido até aqui “o instinto gregário no indivíduo”. Sua moral é fabricada para que você siga o instinto de rebanho que te faz ter a  necessidade de fazer parte de algum grupo, de seguir o considerado certo porque durante todos esses anos foi o certo a se fazer. Você não sabe mais onde começa a sua opinião própria e onde começa a opinião fabricada. E tudo gira em torno de dinheiro, é claro, que sem você perceber controla até o ar que você respira. Não estou dizendo aqui pra você largar a 'moral e os bons costumes', mas seja diferente, expresse suas opiniões e não tente ser ninguém mais além de você mesmo. Saia do rebanho por um momento e você pode até se surpreender com a vida fora da caixa.

Um comentário:

  1. amei flor
    isto msmo ser diferente e muito bom mas tem que saber
    respeitar as pessoas
    beijos

    ResponderExcluir