03 outubro 2011

Amor Moldado


Essa coisa de “quem ama não muda o outro, o aceita” é o clichê mais antigo, mas esse processo de aceitação pode ser lento e desgastante, e nesse processo ocorrem sempre as tentativas de influenciar o outro a mudança, o que geralmente ocasiona brigas e discussões.
Histórias se repetem todos os dias – a  pessoa entra em um relacionamento já ciente dos defeitos do outro, mas acredita que vai conseguir muda-lo. Por amor, feitiço, oração, chantagem, mandinga, o que for – muita gente realmente acredita realmente que o outro vai se transformar só porque entrou em uma relação e isso é pura ilusão.
Imagine a seguinte situação: Você tem um ideal de pessoa na sua cabeça, e é esse tipo de pessoa que você quer namorar, casar, enfim. Você conhece uma pessoa, legal, bonita, não chega a entrar no seu “ideal” de pessoa, mas você resolve arriscar. Mesmo amando a pessoa, você possui esse ideal que não te deixa completamente feliz com a relação, então começa a batalha do tentar mudar o o outro.
Já ouvi histórias de pessoas próximas de que o cara gosta de usar jeans e camiseta, e a namorada começa a comprar camisa pólo estampada, calça jeans colada pra ver se o cara começa a gostar de tudo isso do nada.
Essas coisas são mais comuns do que pensamos em relacionamentos – pessoas passam a vida toda tentando mudar o parceiro e precisam se frustrar para perceber que ninguém é capaz de fazer isso – as pessoas só mudam por vontade própria, e não para satisfazer o outro.

Se acha difícil aceitar que jamais conseguirá mudar o outro, tente se colocar no lugar dele. Pense em algo que gosta de fazer, que faz parte de você, da sua personalidade, e pense em alguém tentando tirar isso de você, te descaracterizando. Não é nada confortável estar com alguém que quer te transformar em outra pessoa – se escolheu viver com alguém, é preciso aceitar o outro, e aprender a conviver com as diferenças. Por isso é tão importante escolher muito bem antes de se envolver com alguém e estar muito atento às características da pessoa que não te agradam, ou que possam te incomodar no futuro. Analise se você conseguirá conviver com isso sem que afete a voce ou o relacionamento.

Mudanças são naturais na vida de qualquer pessoa, inclusive de casais – o amadurecimento gera mudanças, mas elas têm que acontecer organicamente, por vontade própria, e não para satisfação de uma das partes. É irônico pensar que podemos escolher quem queremos amar e mesmo assim continuamos insistindo em escolher pessoas erradas e gastar tempo e energia tentando mudá-las.

Nunca é tarde para reconhecer o erro e perceber que não fez a escolha certa, seja honesto consigo mesmo e admita que não dará certo e que, se realmente não consegue conviver com certas características do outro, é preciso deixa-lo ir, para que ambos possam buscar o o melhor pra si mesmos. Só se vive uma vez, não perca tempo sendo infeliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário